domingo, 17 de outubro de 2010

Aquilo

Aquilo só pode ser carregado consigo. Amigos nunca são, sempre estão de passagem - e na próxima estação podem entregar aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo a pessoas que não sabem que teu mundo gira ali. Dizer para a mãe, pai, alguém de sangue com a mesma matiz que a sua? Aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo não teria a mesma clareza para seus genitores que tem para você. Analista, astróloga, padre, puta? Eles já têm que dar conta de segredos infindáveis, próprios e dos outros - e o seu, engana-se, nunca é equiparável ao de ninguém.

Perdoem-me os crentes, mas nem mesmo Deus diminui o peso daquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo. Quiçá uma pitada de fé, e ele tivesse me incluído na lista dos que têm as escolhas menos recheadas de tensão - "porque Ele quis que fosse assim". Mas a experiência dos outros me faz lembrar que Ele sempre relega a decisão ao livre-arbítrio humano. O peso da escolha, do segredo e da ideia-fixa é um peso que nem Deus quer carregar.

Aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo é tudo o que você precisa resolver, mas o mais próximo que chega disso é ruminar longas horas sobre o assunto, para voltar sempre no ponto inicial. É o redemoinho que te engole toda vez que a vida exige produção, foco, coerência. Mal o dia começa - e mesmo que sua jornada comece no meio do dia -, e ele está lá, te olhando com o sorriso maldito de "sua fuga sempre vai cair em meus braços." Diferente da ambição, não te leva a lugar nenhum além de você mesmo.

Por ele, estoques inteiros foram esgotados, na ilusão de que o dinheiro que some da conta bancária levasse consigo um pedacinho da obsessão. Textos inspirados foram escritos em blogs salpicados por aí, tentativas frustradas de organizar a sintaxe e a semântica do desejo. Expor a angústia ao mundo nunca é a chave para a dissolução da própria responsabilidade. Mas aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo sempre será, por definição, aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo.

É pequeno como seu mundo, mas aquilo-que-só-pode-ser-carregado-consigo é também um mundo inteiro pra carregar, sozinho, nas costas.

sábado, 16 de outubro de 2010

Abraço utópico

O abraço é uma utopia realizada. Emudece a realidade estridente e faz cantar um mundo harmônico a dois.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mulheres na vitrine

A amante

As sacolas estampadas por mulheres com bocas lascivas está sobre a cama. As roupas, espalhadas, não têm o mesmo apelo de quando estavam na vitrine com iluminação dourada. Em cima do lençol onde dormimos ontem, elas parecem desbotadas. Perde o sentido o cheiro de tecido novo, quando o que me move nos últimos dias é aquele que você esqueceu em mim, mistura de perfume, sexo e suor. Perde o sentido voltar das compras se a vontade é que eu fosse seu produto - o único das suas prateleiras. Usável, abusável e recliclável na medida exata do meu desejo, não do seu.

A esposa mal-amada

- Aniversário de casamento? Puxa, amor, desculpe por deixar passar batido.
Por que a memória efêmera não é a mesma em relação ao cartão de crédito? Seriam horas a menos perto da sua barriga acumulada em dez anos de casamento, mais flácida que nossa última investida romântica frustrada. Longe da onipresença da pança, consigo me enxergar melhor no reflexo das vitrines. O espelho de nosso quarto já está embotado de hipocrisias.

A apaixonada

Lembranças nossas de ontem rodopiam nas rendas da roupa da manequim. Em frente às minhas divagações, a modelo de plástico toma meus contornos, ganha movimento e termina num abraço no manequim masculino ao lado - éramos nós dois naquele lapso de tempo único que é tocar um ao outro. Não, esse vestido não foi feito só para mim: seu caimento ficaria bem se roçando suas pernas. Fico com ele - e, quem sabe, com você tocando nele. Termino o dia lânguida como uma seda chinesa, que repousa satisfeita num passado colorido por uma aquarela imaginária, mas espera ansiosa por um futuro a seu lado que vivifique meus automatismos.