domingo, 16 de março de 2008

Neopaganismo (e não estou falando de Wicca)

Quando vc vai pra um show - e nem precisa ser um mega show, pode ser de uma bandinha de quinta grandeza - e vê o vocalista com cara de Thor fazer todos levantarem seus punhos fechados apenas com um lento e dramático gesto de mão, ou quando ele aproxima suas madeixas rubras do público e as pessoas quase perdem as orelhas para tocá-las, fica a pergunta:

Existe ateísmo ou o que temos hj é um paganismo disfarçado, com nossos muitos "deuses" presentes e idolatrados em terra? Nada contra o paganismo, até porque, se ainda houvessem templos e crença em Zeus, eu estaria na primeira fila: não existe religião mais saudável. Mas pô, que poderes essas pessoas que estão nos palcos, tv, telonas têm além daqueles dos reles mortais? Ainda prefiro um Thor que realmente crie trovões a um com alguma exposição na mídia.

Um comentário:

Wilson Guerra disse...

Mercado da Mídia: esse é o espírito santo do novo conjunto de deuses laicos contemporâneos.

Mas talvez, de vez em quando, tem um ou outro "devoto" que encontra algo mais sublime pra se encantar com os semi-deuses. Mas aí não seriam semi-deuses: seriam artistas de verdade mesmo (eu acho...).