sábado, 19 de abril de 2008

Sorveteiro - Parte VII

(...)


Antes que o sorveteiro abrisse a boca, o porteiro já foi recheando o ambiente de novidades que não eram de seu interesse. Não falou de Maria Bela, porque não gastaria tempo com mixarias e também nem saberia se algo tinha acontecido. Se farejava os bafos da cidade, tinha que ser de peixe grande. E o último colosso que aconteceu dava seus sinais na sacada do sétimo andar, onde despontava a esposa do doutor Oswaldo. Ficou sabendo pela faxineira do apartamento que o homem sumiu sem deixar rastros nem no escritório, nem no fórum, nem no celular e nem em lugar nenhum.

A notícia pareceu cabível para Silva. Desde o escândalo na escadaria, o doutor não ganhou mais nenhuma causa. Tinha perdido a única virtude que mantia alguém naquela cidade – o status. Nem sua esposa, orgulhosa nos tempos de ouro de Oswaldo, mostrava tanto gosto pelo marido desde então, fato testemunhado até pelo porteiro. O homem estava descontente, a mulher também. Dizem que a conta também não estava assim tão gorda. Melhor a fazer era sair dali; já não tinha mais nenhuma paixão que o segurasse: nem da mulher, nem pelo emprego, nem pela candidatura, que naquela altura não aconteceria mesmo. Entristeceu pelo conhecido -até porque entregaria a quem a confiança na cadeira da câmara?- mas as informações que queria quando foi pra lá eram outras.

- O que interessa Maria qualquer! Deixa de moleira por mulher, homem! O que você tem em gosto, ela tem em descaso! Caso que importa agora é o da advogada aí sozinha, mulher do doutor Oswaldo. Escreve o que eu estou te falando: loguinho, loguinho aparece a imprensa e a polícia aqui me perguntando do sumiço do homem. Pudera eu saber de alguma coisa! Só vi ele saindo vestido de bom pano, mas isso é costume de todo dia. Feliz deve estar a dona, que tinha o apartamento em seu nome e estava só esperando motivo pra mandar embora o... como ela dizia mesmo?... imprestável.

É. Se fosse pra saber de Maria, deveria descobrir sozinho. A cidade se voltaria toda para o mais novo escândalo daquele que já fora cidadão notável. Quem o ajudaria em caso de amor que só a ele cabe? Nem o próprio Silva, se não fosse ele mesmo quem padecesse de emoção partida.

(...)

Nenhum comentário: